“Brincar é uma atividade fundamental para o desenvolvimento da identidade e autonomia. É natural, espontânea e necessária para a formação da criança."

Kishimoto

black blue and yellow textile

PARA OS PAIS

FOFOLUDUS: A diversão que ensina! Esse é um canal de desenho animado infantil para o YOUTUBE destinado ao público infantil, no qual os personagens, com características próprias das crianças (Chica, Sassá, Tino e Coraçãozim) vão ser o elo entre o Aprender e o Brincar através do conteúdo produzido.

Num primeiro momento, os personagens apresentam o tema em desenho animado e em seguida, em formato de vídeo-brincadeiras/tutoriais, convidam o telespectador a interagir, ensinando jogos e brincadeiras, canções, parlendas, histórias, regras de boa conduta, etc., resgatando brincadeiras tradicionais brasileiras e conduzindo-as a novas formas de Brincar.

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é a base da parte pedagógica e assim, através dos 5 eixos (O eu, o outro e o nós - Corpo, gesto e movimentos - Traços, sons, cores e formas - Escuta, fala, pensamento e imaginação - Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações) as crianças aprendem e resgatam tradicionais canções, parlendas e histórias e aprendem novas formas concretas de brincar.

Para além de ser apenas um canal de desenhos animados com canções infantis populares, FOFOLUDUS tem como objetivo principal: resgatar o brincar e os jogos, para assim, ensinar e aprender brincando.

O objetivo é diminuir o tempo nas telas, levando e incentivando a criança ao ar livre, para correr, com movimentos corporais tão necessário.
O brincar, segundo Kishimoto, é uma atividade espontânea e livre, que proporciona prazer, aprendizagem, interação social e criatividade. É uma necessidade humana que deve ser respeitada.
Para ela, o ensino movido pelo lúdico, traz benefícios extraordinários para o desenvolvimento da criança.
Segundo o Referencial Curricular da Educação Infantil, para que as crianças possam exercer sua capacidade de criar, é imprescindível que haja riqueza e diversidade nas experiências que são oferecidas.
O brincar também auxilia as crianças na hora de lidar com seus conflitos ou situações de sofrimento. Dependendo da faixa etária, pode se tornar difícil falar de uma vivência dolorosa, mas ao brincar, elas externalizam seus sentimentos, além de se sentirem acolhidas.
Trata-se de uma aprendizagem para a vida adulta.
Nas brincadeiras, as crianças transformam conhecimento que já possuem anteriormente em conceitos gerais com as quais brincam.
Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e autonomia.
Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver capacidades importantes tais como a atenção, a concentração, a imitação, a memória, a imaginação, a curiosidade.
Para a criança pequena, mover=se é muito mais do que mexer o corpo ou se deslocar. É uma forma de se comunicar.
A aquisição de novas habilidades permite que ela atue de forma cada vez mais independente no mundo.
Essa autonomia só é conseguida com confiança em si mesma e no ambiente. Por isso, é fundamental que a escola, família, ofereçam possibilidades de auto conhecimento e um espaço seruro e estimulante.

Objetivos